No Brasil existe democracia ?


Estava lendo um artigo na internet que falava sobre democracia, este iniciava fazendo uma singela explicação do significa do tal sistema democrático, eis o conceito:
''Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.''
Mas o que de fato me chamou a atenção foi o exemplo dado de democracia, se pensou em Brasil, acertou em cheio, citaram nossa pátria amada como exemplo, mais se é assim porque então você eu somos obrigados a votar? Votar é um direito é não dever, e direito se exerce por quem desejar.
E o que falar do direito a participação da vida política, se a educação de qualidade, cultura , formadores de ideologia e censo crítico ainda estam restrito a uma classe de poderio economico, isso sem falar nas informações que são monopolizadas, a Rede Globo e Revista Veja são exemplos do que falo, o que acaba deixando o cidadão mais suscetivel a manipulação.
O que temos a fazer é não encarar a democracia como um sistema consolidado, mais ainda em construção.
Que país é esse?
 Supremo decide que Ficha Limpa não valeu para eleição de 2010

Por 6 a 5, ministros decidiram adiar aplicação da lei que impede candidatura de ficha-suja.
Após cinco meses de indefinição, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (23), por seis votos a cinco, que a Lei da Ficha Limpa não valeu na eleição do ano passado. O voto mais esperado era o do ministro Luiz Fux, que chegou à Corte no início do mês, após a aposentadoria de Eros Grau, e teria o papel de desempatar a discussão. Em 2010, ao analisar dois recursos contra a lei, o placar da votação no Supremo foi de cinco a cinco. Em seu voto, Fux elogiou a intenção da lei, mas se posicionou contra sua aplicação imediata.

- A lei é um dos mais belos espetáculos democráticos já vistos, posto como iniciativa popular. Dos candidatos, espera-se moralidade no pensar e no atuar.

Comentário do blog: A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros tornou-se um marco fundamental para a ''democracia'' e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras, que agora o Supremo decidi adiar para a vergonha e revolta de todos nós, é de indignar  a fala do  ministro Fux ' A lei é um dos mais belos espetáculos democráticos '', como falei em outra matéria o sistema democrático no Brasil ainda está em construção, e quando achamos que vai avançar acontece algo como isso, que encaro como uma  ofensa a nossa cidadania.
Ah, se fosse o  Renato Russo responderia a pergunta feita lá em cima da seguinte maneira: 
'' É a porra do Brasil''.
Laços de Confiança
Eliane disse...
Oi minha querida Bruna!           Parabéns pelo Blog! Quanto a matéria, o melhor momento para falar de sexo com crianças e adolescentes é buscar responder seus questionamentos da melhor forma possível, não deixando que eles busquem essa respostas com outras pessoas que não tenham vinculo famíliar, pois se eles não confiarem que seus pais e familiares possam responder seus questionamentos e, a partir da primeira negação de resposta, vão buscar em colegas da mesma idade. Cada pai ou responsável tem experiência para apresentar aos seus iguais, mas precisa adequar o vocabulário. Meu sobrinho de 3 anos, ainda não chegou na fase dos porquês, mas estou me preparando para não deixa-lo sem dúvidas e que ele confie em mim para tirá-las. Trabalho com crianças e adolescentes, e sempre vem uns com essas dúvidas que só um bom diálogo pode resolver. O ideal é ouvir e buscar ser exemplo. Muitas alunas perguntam sobre contraceptivos e sexo, dou a explicação científica e dialogo sobre o cotidiano, questiono sobre a relação com os pais e busco estreitar esses laços de confiança. Não há receita pronta, mas busco argumentar com eles como se estivesse argumentando com um dos meus, enfatizando experiências e exemplos do cotidiano. Obrigada por mais um espaço de diálogo! 
Comentário do blog: 
Primeiro obrigada professora Eliane por contribuir com o comentário extremamente relevante, era justamente esse olhar que gostaria que as pessoas tivessem, na adolescência começamos a conhecer um mundo completamente diferente ao da infância, são muitas coisas a serem descobertas, a principal delas é a questão da sexualidade.
É lamentavel perceber que os filhos confiam cada vez menos nos pais, e que o diálogo aberto entre estes é quase sempre inexistente, a grande mídia banaliza o quanto pode o sexo e se os nossos adolescentes não recebem orientação confiável que tipo de conceito formarão a cerca do assunto? O mais preocupante é que parece que ninguém percebe, ou pelo menos se omite a essa problemática, por isso esse espaço está aberto para todos que queiram expressar  suas opiniões e dúvidas sobre o que estamos falando.
Mensagem do blog

Surdez

Um homem telefona para o médico e marca uma consulta para a sua mulher.
A atendente pergunta:
-Qual o problema de sua esposa?
-Surdez. Não ouve quase nada!, responde o homem.
E a atendente continua:
-OK, mas antes de trazer sua mulher, faça um teste, para facilitar o diagnóstico do médico. É assim: sem que ela esteja olhando, fique de longe e fale com ela em tom normal, até descobrir a que distância ela consegue ouvir. Então, no dia da consulta, o senhor diz ao médico a que distância estava quando ela o escutou. O senhor entendeu?
-OK!, respondeu ele.
À noite, quando a mulher estava preparando o jantar, o homem decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher. E pensou: "estou a 15 metros de distância. Vai ser agora!"
-Julia, o que temos para jantar?, silêncio total.
Ele se aproxima mais um pouco.
-Julia, o que temos para jantar?, silêncio de novo e ele fica a uma distância de 3 metros.
-Julia, o que temos para jantar?, e nada ainda...
Por fim, o homem quase encosta na mulher e volta a perguntar:
-Julia! O que temos para jantar?
-Frango, caramba!!! É a quarta vez que eu respondo!
Normalmente, na vida, pensamos que as deficiências são dos outros e não nossas. Pensem nisso!