Laços de Confiança
Eliane disse...
Oi minha querida Bruna!           Parabéns pelo Blog! Quanto a matéria, o melhor momento para falar de sexo com crianças e adolescentes é buscar responder seus questionamentos da melhor forma possível, não deixando que eles busquem essa respostas com outras pessoas que não tenham vinculo famíliar, pois se eles não confiarem que seus pais e familiares possam responder seus questionamentos e, a partir da primeira negação de resposta, vão buscar em colegas da mesma idade. Cada pai ou responsável tem experiência para apresentar aos seus iguais, mas precisa adequar o vocabulário. Meu sobrinho de 3 anos, ainda não chegou na fase dos porquês, mas estou me preparando para não deixa-lo sem dúvidas e que ele confie em mim para tirá-las. Trabalho com crianças e adolescentes, e sempre vem uns com essas dúvidas que só um bom diálogo pode resolver. O ideal é ouvir e buscar ser exemplo. Muitas alunas perguntam sobre contraceptivos e sexo, dou a explicação científica e dialogo sobre o cotidiano, questiono sobre a relação com os pais e busco estreitar esses laços de confiança. Não há receita pronta, mas busco argumentar com eles como se estivesse argumentando com um dos meus, enfatizando experiências e exemplos do cotidiano. Obrigada por mais um espaço de diálogo! 
Comentário do blog: 
Primeiro obrigada professora Eliane por contribuir com o comentário extremamente relevante, era justamente esse olhar que gostaria que as pessoas tivessem, na adolescência começamos a conhecer um mundo completamente diferente ao da infância, são muitas coisas a serem descobertas, a principal delas é a questão da sexualidade.
É lamentavel perceber que os filhos confiam cada vez menos nos pais, e que o diálogo aberto entre estes é quase sempre inexistente, a grande mídia banaliza o quanto pode o sexo e se os nossos adolescentes não recebem orientação confiável que tipo de conceito formarão a cerca do assunto? O mais preocupante é que parece que ninguém percebe, ou pelo menos se omite a essa problemática, por isso esse espaço está aberto para todos que queiram expressar  suas opiniões e dúvidas sobre o que estamos falando.
0 Responses

Postar um comentário