Cultura Digital

"Reunindo ciência e cultura, antes separadas pela dinâmica das sociedades industriais, centrada na digitalização crescente de toda a produção simbólica da humanidade, forjada na elação ambivalente entre o espaço e o ciberespaço, na alta velocidade das redes nformacionais, no ideal de interatividade e de liberdade recombinante, nas práticas de simulação, na obra inacabada e em inteligências coletivas, a cultura digital é uma realidade de uma mudança de era. Como toda mudança, seu sentido está em disputa, sua aparência caótica não pode esconder seu sistema, mas seus processos, cada vez mais auto-organizados e emergentes, horizontais, formados como descontinuidades articuladas, podem ser assumidos pelas comunidades locais, em seu caminho de virtualização, para ampliar sua fala, seus costumes e seus interesses. A cultura digital é a cultura da contemporaneidade".
Durante o período em que esteve à frente do Ministério da Cultura, Gilberto Gil participou de inúmeros eventos voltados à discussão da cultura forjada pelas redes interconectadas, pelos recursos digitais. Em uma de suas falas mais marcantes , em aula magna proferida na Universidade de São Paulo, Gil também faz um esforço de conceituar o que seria a cultura digital:
"Novas e velhas tradições, signos locais e globais, linguagens de todos os cantos são bem-vindos a este curto-circuito antropológico. A cultura deve ser pensada neste jogo, nessa dialética permanente entre tradição e invenção, nos cruzamentos entre matrizes muitas vezes milenares e tecnologias de ponta, nas três dimensões básicas de sua existência: a dimensão simbólica, a dimensão de cidadania e inclusão, e a dimensão econômica. Atuar em cultura digital concretiza essa filosofia, que abre espaço para redefinir a forma e o conteúdo das políticas culturais, e transforma o Ministério da Cultura em ministério da liberdade, ministério da criatividade, o ministério da ousadia, ministério da contemporaneidade. Ministério, enfim, da Cultura Digital e das Indústrias Criativas. Cultura digital é um conceito novo. Parte da idéia de que a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que o uso de tecnologia digital muda os comportamentos. O uso pleno da Internet e do software livre cria fantásticas possibilidades de democratizar os acessos à informação e ao conhecimento, maximizar os potenciais dos bens e serviços culturais, amplificar os valores que formam o nosso repertório comum e, portanto, a nossa cultura, e potencializar também a produção cultural, criando inclusive novas formas de arte".
Texto: Bianca Santana e Sergio Amadeu da Silveira
Reforma Política

Que merda é essa?

Chamam isto de reforma política? O pior é que eles acreditam nisso, vejam que irônico até o unico presidente deposto do poder por meio de impeachment no mundo Fernando Collor, faz parte da Comissão da Reforma Política, ainda tem mais, esses senhores querem acabar com a representação proporcional para as eleições de 2012, ou seja, os vereadores seriam escolhidos por lista direta, desta forma os mais votados é que seriam eleitos, sei que até parece ser justo, porém se pensarmos que em nosso país as eleições de muitos políticos se dão por meio do poder aquisitivo, chegaremos a conclusão de que as minorias que tem seu direito representativo assegurado pela constituição deixariam de serem representadas, pois estas possuem um poder financeiro muito acanhado o que só reforçaria as campanhas milionárias e de compra de voto. Imaginem um político que tem muito dinheiro e que sabe que se injetar tudo o que ele tem terá chances reias de ser eleito, certo, agora imaginem um candidato cheio de boas idéias de bons projetos, mas com pouquissímo dinheiro, com certeza esta briga será muito desleal, partidos perderiam o sentido de sua exitência, da coletividade, da formulação de projetos e cada vez mais estremos promovendo o individualismo e o pragmatismo o que afrontaria a verdadeira democracia.
A Reforma Política deve ser discutida com a população, afinal não é justo que se mudem as regras do jogo sem a participação do Juiz, o POVO BRASILEIRO!  
Fonte: Blog do Diego Sousa
Mensagem do Blog
DA FELICIDADE
"Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"
Mário Quintana