Quebrando o silêncio
 No ano de 2009 o Pará liderou a lista dos estados com o maior número de casos de abuso sexual do país, esse é um problema persistente e gravissimo, quando uma criança ou adolescente é abusado sexualmente seus sentimentos, sua mente, sonhos e tudo o que acreditava até então também são violados, ficam marcas profundas que podem acompanhá-los pelo resto de suas vidas.
Muito já se avançou no sentido de combater esse crime, em 2009 foi instaurada uma CPI no estado, a comissão da mesma recebeu mais de 2 mil denúncias, centenas de pessoas foram ouvidas e investigadas, e outras tantas presas e felizmente condenadas. Durante as investigações dados alarmantes vieram a tona: a maioria das vítimas tem entre 10 e 12 anos, e 81% dos abusos e explorações são cometidos por parentes ou por pessoas próximas à família.
É preciso quebrar o silêncio de forma urgente, é intolerável que meninos e meninas de 9,10 anos, até menos sejam violentados dentro de suas casas, os pais, chamo a atenção das mães em especial precisam estar atentadas a toda e qualquer mudança de comportamento de seus filhos, podem ser um sinal de algo de errado está acontecendo, isolamento, choro sem motivo, medo, receio de ser tocado, podem indicar abuso.
Muitas vezes as vítimas com vergonha da família e amigos acabam se calando, e como declarou o Bispo José Luís Ascona:''Muitas vezes, quando se denuncia casos desse tipo, nossas autoridades não têm a sensibilidade para compreender a psicologia de uma menina que acaba de sair de um ato que a marcará para sempre. E perguntas, questionários e modo de tratar, muitas vezes não respeitoso com a vítima, faz revitimizar outra vez a pobre criança, a fazendo reviver cenas horríveis e marcando mais profundamente com feridas a situação pessoal já muito triste da menina". Casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser denunciados no Disque 100. A ligação é gratuita.
0 Responses

Postar um comentário