Comissão aprova financiamento público para campanhas
Manutenção do sistema atual, que permite financiamento público e privado, foi derrotada.
A Comissão da Reforma Política do Senado aprovou na tarde desta terça-feira (5) o financiamento público exclusivo para as campanhas eleitorais, conforme tese defendida pelo PT e pelo PCdoB. A manutenção do sistema atual que conjuga financiamento público e privado foi derrotada por 12 votos a cinco. Foi a segunda vitória consecutiva dos petistas na comissão.
O presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), os tucanos Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes (SP), além de Roberto Requião (PMDB-PR) e Fernando Collor (PTB-AL) votaram pela manutenção do sistema atual, que conjuga financiamento público e privado.

Comentário Dias Quentes: Como já noticiei aqui, existe uma junta de senadores e deputados e organizações da sociedade civil que se uniram para propor e fazer aprovar uma tão necessária Reforma em nosso sistema político, parece que começou a ter resultados, pois a meu ver o financiamento privado de campanhas eleitorais é mais um mecanismo que facilita a corrupção em nosso país, pois quem financia ( bancos, empresas, etc), tem alguma relação com o canditado e certamente espera ser reenbolsado e favorecido de alguma forma pelo então eleito. O financiamento público pode dar mais transparência aos processos eleitorais, e oportunidade pra quem tem vontade de trabalhar pelo povo mas é ''impedido'' por quem tem mais dinheiro, digo porque hoje no Brasil quem na maioria das vezes se tornar parlamentar é quem tem mais cifrões na conta. Vamos esperar para ver no que dá.

0 Responses

Postar um comentário