Sexo na adolescência : está liberado?

Discutir as formas de se relacionar com o outro, entre jovens, principalmente quando se trata de afetividade homem-mulher, deve ser uma preocupação constante da sociedade. Meninas de 12 anos com vida sexualmente ativa não pode ser visto como algo normal, são crianças, deveriam ainda estar pensando nas bonecas, e não em outra em coisa, isso sem falar nos meninos, uma mãe está semana me contou horrizada que o filho de 10 anos lhe confidenciou de ter tido sua primeira relação sexual, pelo amor de Deus o que é isso? Sexo antes de tudo é amor, os nossos meninos e meninas com essa idade certamente não têm essa compreensão.
O que mais impressiona é saber que existem pais, que parararm sabe lá em época, que acham um absurdo se discutir sexualidade na escola, tem que discutir sim, orientar, informar. Os índices de jovens infectados com HVI, ou uma outra doença sexualmente transmissível são alamartes. E quantas'' crianças'' de 14,15, 16 anos você já viu grávida? provavelmente algumas, basta ir em um centro de saúde para constatar o fato.
Devemos incentivar a formação de famílias com conceitos, raízes e sentimentos puros e morais. Conservadora ou não, a família é o sustento do espírito e a fonte de conforto nos anseios individuais. A sociedade, de uma maneira geral, deve ter mais cuidado com o que simplesmente “controla a transmissão de doenças e evita filhos indesejados”. Ela deve transmitir princípios e valores através da orientação, em busca do resgate das origens e do respeito a moral e a ética. A satisfação do sexo não está restrita ao corpo, ela deve estar atrelada ao coração, espírito e mente.

Parágrafo em negrito do Prof.Felipe Aquino
1 Response
  1. Creuza Costa Says:

    Na conjuntura social em que vivemos não podemos mais negar os direitos sexuais de crianças e adolescentes e as responsabilidades do adulto em promover o desenvolvimento de uma sexualidade saudável. Freud explica as fases da sexualidade desde a infância na descoberta do corpo que, posteriormente, deixará de ser o centro das atenções da criança voltada apenas para brincar. Mas o interesse pelo corpo é retomado a partir dos 12 anos, adolescência segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, devido as transformações, experimentações e busca de identidade. E como vivemos bombardeios de informações e uma sociedade centrada no corpo essa vivência da sexualidade e o papel do adulto está deturpado. Sexo sempre foi liberado, mas visto como tabu e sujo, o que deixou muitos adultos isentos de responsabilidade e adolescentes em vulnerabilidade social.


Postar um comentário