Reforma Política - Você acredita?
Parlamentares e movimento social lançam a Frente da Reforma Política


 Deputados, senadores e organizações da sociedade civil se unem com o objetivo de fazer história e consolidar a democracia brasileira por meio de um processo eleitoral mais justo e representativo.

 O movimento social brasileiro viveu  um dia histórico. Em um evento bastante concorrido, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), foi lançada a Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular. Ao contrário de qualquer outra iniciativa neste sentido já realizada no Congresso Nacional, pela primeira vez organizações sociais vão sair dos bastidores para se tornarem protagonistas do processo. E essa é exatamente a explicação para a inclusão do termo “participação popular” no nome da Frente.
Senadores, deputados e representantes de organizações sociais lotaram o auditório Freitas Nobre para instituir aquele que pretende ser um marco na consolidação de uma nova forma de fazer política no Brasil. Mais do que apenas rever as regras eleitorais, a tônica foi a de estabelecer uma reforma ampla e completa do sistema político. “Nós, enquanto plataforma e articulação da sociedade civil, queremos uma grande reforma de todo o sistema político. Caso contrário, daqui a quatro anos estaremos novamente discutindo isso com o sentimento agora vai”, enfatizou José Antônio Moroni, integrante do colegiado de gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e da diretoria executiva da Associação Brasileira de ONGs (Abong).
O evento foi encerrado com a leitura e aprovação do manifesto público no qual a Frente se compromete com o aprofundamento do debate e com a facilitação do diálogo entre a sociedade e o Congresso Nacional.

 Comentário do blog: Apesar de parecer dificil que algo tão extraordinário e verdadeiramente democrático aconteça no Brasil, sim é possivel, acreditar é o primeiro passo, os outros consistem em participar do processo e exiger que as reinvidicações se cumpram, cadê o povo que lutou pelas ''DIRETAS JÁ''? Os jovens corajosos que não se calaram ante o autoristarismo e perseguição da DITADURA MILITAR? Tal vez esteja lendo este post, e se propondo a fazer desse país democrático de fato, não de conceito. Durante esta semana o mesmo grupo que articulou a Lei da Ficha Limpa, lançará uma grande mobilização popular para coletar assinaturas.O objetivo é fazer cumprir a mobilização exigida pela Constituição Federal para que a sociedade apresente uma proposta projeto de lei ao Congresso Nacional. Parece que finalmente começamos a clamar por mudança, e a lutar por nossos direitos.


 
0 Responses

Postar um comentário