Comentários
Creuza Costa disse... ( Sobre a materia- Sexo na adolescencia: está liberado?)
Na conjuntura social em que vivemos não podemos mais negar os direitos sexuais de crianças e adolescentes e as responsabilidades do adulto em promover o desenvolvimento de uma sexualidade saudável. Freud explica as fases da sexualidade desde a infância na descoberta do corpo que, posteriormente, deixará de ser o centro das atenções da criança voltada apenas para brincar. Mas o interesse pelo corpo é retomado a partir dos 12 anos, adolescência segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, devido as transformações, experimentações e busca de identidade. E como vivemos bombardeios de informações e uma sociedade centrada no corpo essa vivência da sexualidade e o papel do adulto está deturpado. Sexo sempre foi liberado, mas visto como tabu e sujo, o que deixou muitos adultos isentos de responsabilidade e adolescentes em vulnerabilidade social. 

Creuza Costa disse...( Sobre a matéria- Família: Papai-Papai, Mamãe-mamãe)
Olá Bruninha,
É interessante perceber que o mundo tem evoluído no sentido de alcançar uma sociedade verdadeiramente humanitária a partir do respeitar do direito, dentre eles o direito a uma família. As estruturas famíliares são dinâmicas com a história brasileira que tem quebrado tabus como o respeito a orientação sexual. Independente de uma criança ser criada e educada por um casal hetero ou homossexual, amigado ou casado, o importante é que a educação seja pautada no respeito mútuo, na cooperação, na dignidade, na paz, no amor e, principalmente, no tratar outro como ser humano e não como massa de modelar de uma sociedade opressora, exploradora e desumana. 

Comentário Dias Quentes: Creuza Costa é dirigente do Movimento de Enfrentamento a Violência Sexual Contra a Criança e Adolescente, uma pessoa de expressão nacional. Creuza obrigada por apreciar este blog e expor suas opinões sempre tão significativas e coerentes. E você meu querido leitor e leitora participe também, exponha o que você pensa, este espaço é seu.




0 Responses

Postar um comentário