O que está acontecendo com nossos adolescentes?


Essa semana um amigo postou em seu facebook a seguinte pergunta: '' o que está acontecendo com nossos adolescentes?'' Diversas pessoas fizeram seus coméntarios a respeito do questionamento, alguns deles realmente me chamou atenção, uns culparam o governo pela crescente onda de violência cometida por jovens, outros a desestruturação familiar e o que mais me fez pensar, alguém culpou a sociedade por termos hoje um número assustador de adolescentes infratores.
Algo realmente está acontecendo de muito grave, como pode alguém achar ''maneiro'' usar drogas? O próprio nome indica o mal que é, destroi o corpo, a mente, a família. Porque tantos meninos que deveriam estar na escola estão nas ruas roubando e matando? Você assim como eu também deve ter muitas respostas.
Como já falei aqui, por algum motivo  o diálogo entre pais e filhos está cada vez mais difícil, a comunicação entre eles ou é coisa rara ou inexistente, e atribuo aos pais a responsabilidade de auxiliarem na moldura do caratér  de seus meninos e meninas, imporem a estes limites e colocar diante deles o que é certo e errado, ou seja, dar a educação base, aquela que apresenta valores e principios.
O governo em contrapartida tem que garantir a cada criança e adolescente educação de qualidade, esporte, acesso a cultura, lazer e segurança, itens que unificados fortaleceriam aquilo que é ensinado em casa, e muito certamente diminuiriam as chances de você ou eu sermos assaltados por um menor, e se vier acontecer que façam cumprir o que diz o  ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente), pensando bem, será que o ECA não precisa de umas boas reformulações?
E por fim a tal sociedade citada por alguém no facebook, o filme Querô narra a história de um rapaz vitima das privações que muitos brasileiros sofrem, e de como foi marcado pela sociedade por conta dessas privações, ora, se um jovem é negro e mora na favela qual sua perspectiva de futuro? E se não há nenhuma possibilidade de futuro digno o que eu tenho a ver com isso? Era exatamente nesse ponto que queria chegar, nós simplesmente não nos importamos, tanto faz, só lembramos que esses meninos existem quando tentam roubar a nossa carteira.
''O gargalo não são as correntes reluzentes de ouro ou os famigerados tênis de marcas famosas que seduzem e levam os jovens ao crime... A dureza e o recrudescimento de todos diante disso é que irá armar o gatilho nervoso no próximo sinal de trânsito. ''

( citação em negrito retirado do Recanto das Letras.)
0 Responses

Postar um comentário