Família: papai- papai, mamãe-mamãe

Família, família
Papai, mamãe
, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fujir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família (...)
Essa é parte da letra da música Família, do grupo Titãs, a mesma retrata uma estrutura familiar que vem mudando muito nos últimos anos, papai e mamãe, vem dando lugar a papai e papai e mamãe e mamãe, é a união entre pessoas do mesmo sexo. O Projeto de Lei da ex-Deputada Marta Suplicy, que tanta polêmica causou na ala mais conservadora da sociedade brasileira, buscou dar à questão legalidade jurídica em resposta ao que reclamava a sociedade menos conservadora, que exige o reconhecimento legal da união homossexual, no entanto, o projeto pouco avançou, a estrutura familiar ligada a pessoas de sexo igual ainda não é legal.
Apesar das questões juridicas casais'' homo'' vivem muito bem obrigada, e embora especialistas digam que  as crianças  seguem os modelos dos pais, e que portanto se viverem em um seio familiar que difere ao exposto na música dos Titãs estas também se toranarão homossexuais, além de outro argumento juridico, haveria vedação legal, inserta no art. 370 do Código Civil, que estabelece que "ninguém pode ser adotado por duas pessoas, salvo se forem marido e mulher", bem o fato é que já existem muitos casos de adoção nestes moldes. Como será que essas crianças veêm isso? A resposta é por sua conta.
Gostando ou não, eles e elas estão ai, reinvindicando seus direitos e aos poucos conseguindo conquistá-los, não me causará espanto daqui a pouco tempo termos noticias do primeiro casamento gay do Brasil, nossos vizinhos los hermanos ja conseguiram.

1 Response
  1. Creuza Costa Says:

    Olá Bruninha,
    É interessante perceber que o mundo tem evoluído no sentido de alcançar uma sociedade verdadeiramente humanitária a partir do respeitar do direito, dentre eles o direito a uma família. As estruturas famíliares são dinâmicas com a história brasileira que tem quebrado tabus como o respeito a orientação sexual. Independente de uma criança ser criada e educada por um casal hetero ou homossexual, amigado ou casado, o importante é que a educação seja pautada no respeito mútuo, na cooperação, na dignidade, na paz, no amor e, principalmente, no tratar outro como ser humano e não como massa de modelar de uma sociedade opressora, exploradora e desumana.


Postar um comentário